domingo, 1 de janeiro de 2012

Missa das 11h30: Começar o ano novo nos braços da Mãe!


Que bom que você está aqui nesta primeira missa do ano de 2012. Justo em um domingo, dia em que celebramos a ressurreição do Senhor. E se você está aqui hoje, neste primeiro dia do ano, é porque você já entendeu que Deus é o dono do seu tempo e da sua história. Que ele é o dono da sua vida, da sua família, do seu coração. Se você está aqui hoje, neste primeiro dia de ano é porque você coloca Deus em primeiro lugar na sua vida. E isto mostra que você já está começando muito bem este ano. Com Deus no coração e alimentando-se da Eucaristia.

A Igreja celebra hoje no mundo todo a grande festa, a grande solenidade da Santa Mãe  de Deus, Maria. Por que a Igreja traz Maria para o nosso olhar neste primeiro dia do ano? Por que a Igreja quer que voltemos a atenção à Maria neste ano que acabou de começar? É porque a Igreja quer colocar cada um de nós sob os cuidados da Mãe. De uma mãe amorosa, poderosa, misericordiosa, como Maria. Uma mãe sabe aquilo que o filho quer! Uma mãe sabe do que o filho precisa! O menino Jesus acabou de nascer. Acabou de sair do ventre de Maria. Maria cuida dele. Dá de mamar. Dá de comer. Brinca com ele. O rosto que o pequeno menino Jesus vê é o rosto terno e amoroso de Maria, sua mãe. E assim como o menino Jesus encontrava toda a segurança nos braços de Maria, a Igreja, festejando hoje a solenidade da Santa Mãe de Deus, quer que nós nos coloquemos, neste primeiro dia do ano e do ano inteiro, nos braços maternos de Maria.Ela que não se cansa de interceder por nós. Que Maravilha! Maria passa na frente no Ano Novo que começa!

E por isso que não precisamos de supertições para iniciar o ano novo. É pular sete ondinhas.  É dar três pulinhos. É comer ervilha. É entrar no ano novo com o pé direito. É entrar no ano novo de branco. Esta mesmo que eu quisesse, eu não conseguiria realizar, por força na natureza eu só entro no ano novo de preto (rsrsrrs). De branco, impossível. Para que acreditarmos em supertições se temos o próprio Deus menino conosco, se temos José, nosso protetor, se temos Maria, nossa mãe. Troque a sua superstição por algo muito mais poderoso. Troque sua superstição pela sua fé.

O Evangelho de hoje é um convite para a paz. Os pastores chegam e encontram Maria e José e o recém-nascido na manjedoura. Um convite para a paz. Uma paz que não vem do exterior. Até porque a situação de Maria e José enfrentavam era de tirar a paz. Daqui a pouco terão que fugir para o Egito para proteger o menino Jesus da fúria de Herodes. Mas ainda assim, não obstante todos os problemas, eles conservam a paz. Uma paz que brota do coração de Maria e de José, ancorada na paz do menino que nasceu. A paz que vem de dentro. Se vc constrói uma paz assim, ninguém nunca vai tirar de você. Nosso coração precisa de paz. Mas a minha paz não pode depender de fatores externos. Deve depender só de mim! É claro que leva tempo para chegar neste estágio de auto controle. Mas devemos colocar isto como meta para nós. Que ninguem, situação, coisa nenhuma seja capaz de tirar a paz do meu coração neste ano de 2012.

Outra lição que aprendemos do evangelho de hoje é aquela dos pastores. Eles correram para levar a Maria e a Jose uma nóticia boa que ouviram do anjo. Uma notícia que com certeza encheu de alegria o coração de José e Maria. Que nós neste ano, a começar por mim Gilberto, levemos para as pessoas notícias boas. Que não sejamos aves de mau agouro, que não caiamos na tentação de atentar contra o bom nome de quem quer que seja, que não levemos fofocas adiante, que as fofocas morram em nós, que passemos adiante coisas boas! Coisas positivas. Notícias boas.  E assim também nossa vida vai melhorar! Porque coisa boa atrai coisa boa.

Vamos começar este ano, gente, tirando das nossas costas os fardos que nós mesmos colocamos, muitas vezes exigindo  muito de nós mesmos e das pessoas que amamos. Talvez pela nossa falta de fé, pela nossa insegurança, pelo nosso pessismo. Vamos acreditar que as coisas podem dar certo. É claro que não devemos ser relaxados demais, mas é preciso saber viver com as imperfeições dos outros e depois com as nossas imperfeições.

Não colocar em nós e nem em ninguém o EE. O que significa EE? Expectativas Extravagantes. Meu pai é um super homem. EE. Ele não é e não dá conta de ser! Minha mãe tem que ser a mulher maravilha. EE. Ela não é! Minha namorada é a mulher mais perfeita do mundo. EE. Ela não é. Não coloquemos nas pessoas fardos que elas não podem carregar. E aqui a palavrinha mágica é aceitação. Aceitar-se. Claro, tentar melhorar sempre. Mas goze um pouco aquilo que você já é. Aproveite aquilo que você já conquistou. Alegre-se com aquilo que você é! As Expectativas Extravagantes não nos permitem sermos aquilo que efetivamente nós somos. Aceitar-se. Vocês acham que eu queria ser assim bonitão como o pe. Fabio de Melo, atrair multidões, vender milhões de CDs? Claro que eu queria! Brincadeirinha. Se eu não fosse eu, eu não seria ninguém. Simples assim.

O ser humano é incomparável, cada um é único, e cada um sabe a dor e a alegria de ser o que é. Aceite a sua esposa e não exija perfeição dela. Aceite os seus filhos e não exijam perfeição deles. Aceite você assim como você é e alegre-se, porque vc é único e o centro do mundo é você. Por mais importantes que as outras pessoas sejam, elas não são o centro do seu mundo, VOCÊ é o centro do seu mundo,  simplesmente porque o mundo gira ao redor de você. Valorize-se!

Que possamos então colocar já neste primeiro dia do ano Deus em primeiro lugar. Que possamos promover a paz! Que possamos levar adiante somente boas noticias e que possamos aceitar as nossas fragilidades e fraquezas nossas e dos outros confiando naquele único que é perfeito, Deus.

Uma mãe é capaz de dar a sua vida por seu filho. Pode perguntar para qualquer mãe aqui. A senhora daria a sua vida pelo seu filho. Daria! Responde a mãe. Jesus, quando cresceu deu a sua vida preciosa por todos nós. Mas Jesus, ao menos nesta terra, tinha alguém que com toda a certeza do mundo, era capaz de dar a vida por ele. Maria, a sua mãe.

pe. Gil