sábado, 31 de março de 2012

Abertura Semana Santa - Santuário São Judas



Conhecemos a lenda do Quo Vadis. Em Roma se dá a grande perseguição de Nero aos cristãos. Pedro é pressionado pelos Cristãos a fugir de Roma para não ser morto, pois ele é a pedra sobre a qual Cristo fundou a Igreja. Pedro segue o conselho dos irmãos. Mas quando está para atravessar as colinas de Roma e assim fugir da ira de Nero, eis que ele vê Jesus passar por ele. Ele então pergunta: “Quo vadis, Domine?” que quer dizer, “Onde vais, Senhor?” no que Jesus responde: “Vou a Roma morrer uma segunda vez pelos meus, já que você foge”, então Pedro voltou, enfrentou seus perseguidores e morreu mártir em Roma, crucificado de cabeça para baixo, pois ele dizia que não era digno de ser crucificado do jeito que Cristo foi.
A estória do Quo Vadis se repete hoje. Jesus vai sofrer e morrer de novo em cada cidade e lugar onde haja perigo, perseguição e morte. Ainda hoje existem discípulos e discípulas que morrem junto com Cristo, para que outros vivam, basta lembrar aqui Ir. Doroth, que mesmo ameaçada de morte e depois executada, não abandonou o seu povo do Pará.

Nós também, ainda que não estejamos em uma situação dramática, devemos estar dispostos nesta semana santa, a ir morrer com Jesus.Morrer para os nossos pecados, que são tantos. É com este sentimento no coração, de sermos solidários com Jesus e que deveríamos iniciar a Semana Santa.
Acabamos de ouvir o inteiro episódio da Paixão de Jesus. Um dos fatos que mais nos golpeiam é a traição de Pedro. Jesus já tinha anunciado na última ceia, e aqui nós vemos todo o desenrolar desta traição. Este evangelho é ditado a Marcos por Pedro. O evangelista Marcos era uma espécie de secretário de Pedro. Isto nos leva a crer que o próprio Pedro quis que a sua traição constasse no evangelho: “escreve aí que eu traí Jesus!” Ele faz uma espécie de confissão pública. Ele não está se importando com o seu bom nome, mas ele quer que todos tenham a experiência que ele teve: não importa o tamanho do pecado, a misericórdia de Deus é sempre Maior!

Interessante compararmos a traição de Pedro com a traição de Judas. Também esta Jesus profetizou, assim como profetizou a traição de Pedro. Duas história de traição. O evangelho conta que na Paixão Jesus passa por Pedro e o olha. Com Judas fez ainda mais: o beijou. Dois discípulos, dois companheiros de Jesus. A palavra companheiro signica cum panis, ou seja , comer junto o pão. Dois homens que comim juntos com Jesus o pão. Dois traidores, mas com um final de história diferente: um confia na misericórdia, quando Jesus o olha, vai chorar amargamente. O outro, depois de beijar Jesus e entregá-lo, vê a grande desgraça que fez e vai se enforcar. Duas traições, um acredita na misericórdia e o outro não, se desespera e se enforca.
Mas estas histórias se repetem hoje: as vezes somos como Pedro. Não conseguimos ou nos envergonhamos de dar testemunho de Jesus. De dizer que nós acreditamos nele. Que vamos à missa todo domingo. Que confessamos e comungamos como bons Cristãos. Temos vergonha de parecer carolas, piegas. Falamos com o nosso silêncio: não conheço este Jesus!

Ou tantas vezes somos como Judas. Judas vendeu Jesus por trinta dinheiros. E nós que tantas vezes na nossa vida o vendemos até por menos. Colocando o mundo material a frente do mundo espiritual. E pior para nós que sabemos melhor do que Judas quem é Jesus.
Pedro teve remorso e chorou amargamente.Mas também Judas teve remorso, tanto que disse que tinha traído sangue inocente e quis devolveras moedas. Onde está então a diferença? Pedro confiou na misericórdia de Deus, Judas não! Eis aqui a grande tragédia de Judas.

A biblia nos apresenta toda uma galeria destas histórias paralelas de pecado que se concluem de modo bem diverso. Pensemos em Caim e Davi. Caim mata o seu irmão Abel. Davi manda colocar Urias nas primeiras fileiras onde a Guerra era mais violenta, para que Urias morrese e assim ele, Davi, ficar com a sua mulher. Dois assassinos. Dois finais diferentes. Caim até hoje é execrado e Davi até hoje é honrado, merece até mini série na Record. Qual a tragédia de Caim? Ele pensou que o seu pecado fosse muito grande para ser perdoado. David, pelo contrário teve confiança na misericórdia de Deus e gritou: “Piedade de mim ó Deus, na sua misericórdia cancela o meu pecado (Salmo 51, miserere).
Sobre o calvário a mesma coisa. Dois homens crucificados junto com Jesus, um a sua direita e outro a sua esquerda. Um zomba de Jesus, não acredita no seu poder, morre desesperado. O outro invés tem confiança em Deus e pede para que Jesus recorde dele quando estiver no paraíso. E Jesus promete: Hoje mesmo estará comigo no paraíso! Que grande festa.

Ainda hoje tantas pessoas que arrastam os seus pecados pela vida, e não confiam que Deus podem perdoá-las. Uma senhora, esta semana mesmo em prantos, me pedia desesperada: será padre, será que Deus vai me perdoar? Será que eu vou receber a salvação? Será? Eis aí, achando que o seu pecado é maior do que a misericórdia de Deus.
Não existe forma mais segura para começar a semana Santa do que mergulhar na misericórdia do Senhor. Fazer a páscoa significa mergulhar na misericórdia, nadar no coração misericordioso de Deus. Saber que Deus te escolheu, te trouxe a vida, te ama e caminha contigo. E se vc cair ele vai te levantar! Acredite nisto! Cair todo mundo cai, fica no chão quem quer porque a misericórdia de Deus nos levanta.

Mesmos os homens que enfiaram os pregos nas mãos de Jesus, que torturam Jesus, colocaram nele uma coroa de espinhos, humilharam Jesus, mesmo eles foram salvos. Aqueles que crucificaram Jesus foram salvos! Porque, bem no momento que eles estavam pregando Jesus na cruz , Jesus rezou: Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem. E Deus que em vida escutava sempre a oração de Jesus, não poderia deixar cair no vazio aquela oração de Jesus na cruz. Sim, aqueles que crucificaram Jesus estão no paraíso, e ali proclamam pela eternidade até onde é capaz de chegar a misericórdia de Deus.
Uma criança na catequese disse certa vez: Eu sei onde Judas errou. A catequista ficou boquiaberta e esperou a resposta. Vamos , fale, onde Judas errou? E a criancinha: Ao invés dele se dependurar em uma árvore para se enfocar, ele deveria ter se dependurado no pescoço de Jesus. E aquela criancinha tinha razão. Belo seria se Judas tivesse agarrado ao pescoço de Jesus e tivesse confiado na misericórdia. Hoje, com certeza ele seria tão festejado quanto Pedro.

Está aqui uma bela atividade para a Semana Santa. Avalie a sua vida. Avalie a sua história. Veja os seus erros, os pecados na sua vida. E não os considere maior que a misericórdia do Senhor. Quantas mulheres torturadas por terem feito abortos e hoje não conseguem dormir em paz e perguntam: Padre, oque eu faço? Eu digo, minha querida, não existe no mundo pecado maior do que a misericórdia. Confia em Deus, peça perdão, faça como Davi: Deus cancela o meu pecado.
Cada homem, cada mulher, cada jovem, cada criança, cada idoso que entra neste Santuário e olha para esta Cruz deveria sentir uma grande alegria no coração e pensar: o meu pecado foi cancelado. A fonte da misericórdia que brotou aquele dia na Cruz, toca-nos até hoje. Obrigado, Senhor!








segunda-feira, 26 de março de 2012

Feliz por ser Católico: Festa da Anunciação do Senhor


Na festa que celebramos hoje, “Anunciação do Senhor”,  a Igreja coloca na liturgia a página mais bela do evangelho, ou seja, o anuncio feito pelo Anjo que Deus vai se encarnar para toda a humanidade no ventre de Maria. É neste trecho que o Anjo diz a Nossa Senhora que para Deus nada é impossível! Ali, Maria perde todo o medo e passa a ter uma fé absoluta em Deus!
Mas que coisa havia feito Maria para merecer o privilégio de trazer ao mundo o filho de Deus? Será porque ela rezava muito? Será porque ela era muito humilde? Será porque ela era sofredora? Não! Tudo isto é muito importante, mas não foram estes os motivos. O grande motivo é que em Maria repousou a GRAÇA de Deus!  A única explicação por Maria ser a escolhida para ser a mãe do Salvador é o fato dela ser  “cheia de graça” de Deus. É por isto ela é Grande! E por isto ela é Bela!

A graça de Deus é um favor. Maria é plena do favor divino. E neste dia da Graça, peçamos também nós a graça de Deus! A maior heresia do homem seria pensar que poderia  viver sem a graça de Deus! Neste nosso mundo tão altamente tecnológico, assistimo a eliminação do poder da Graça de Deus na vida humana. Vivemos como  se a Graça de Deus não existisse! Mas se a Graça é tudo para nós, é aquilo que nos destaca da materialidade do mundo, o que podemos fazer sem ela? Nada x Nada! Um homem “sem graça” é um homem vazio, triste, sem força. Existe uma diferança mais dramática ainda do que aquela entre rico e pobre. Qual é? É a diferença entre quem vive na graça de Deus e quem vive na des- graça, isto é, sem a graça. Que vida chata, não?

As páginas do evangelho que narram o nascimento de Jesus, são conhecidas também como as páginas da alegria. Nossa alegria em saber  que Deus não se esqueceu de nós, muito pelo contrário, ele se importa conosco!

Ao Apóstolo Paulo que reclama a Deus do seu espinho na carne, o Senhor responde:
“Paulo, a ti basta a minha graça!”
Não só a Paulo, mas a todos nós!

pe. Gil,scj

quinta-feira, 22 de março de 2012

Reflexão do Evangelho desta quinta-feira com o pe.João Carlos

1° Leitura:“E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo” (Ex 32,7-14).
Salmo: “Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com o vosso povo!” (Sl 105).
Evangelho: “Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus” ( Jo 5,31-47).

Reflexão: ““Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus”. Dura estas palavras de Jesus aos judeus. Mas a clareza de Jesus traz luz a toda mentira e astucia do ser humano. Temos nossas resistências, e com a clareza de Jesus rasgam-se as trevas dentro de nossa existência. Não dá para ser luz vivendo uma vida dupla, ou somos todos de Deus e buscamos a santidade, ou então estamos brincando com as coisas de Deus. Pois não pode crer em Deus e confiar no seu amor de pai quem procura em si ou nos outros sua própria identidade. Só quem ama a Deus pode sintonizar como o amor.

”.

Pe. João Carlos, scj

quarta-feira, 21 de março de 2012

Evangelho do dia com o pe. João Carlos, scj


1° Leitura:“Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres” (Is 49,8-15).
Salmo: “Misericórdia e piedade é o Senhor” (Sl 144).
Evangelho: “ O Pai ama o filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. ” ( Jo 5,17-30).

 Reflexão: “O evangelho de hoje nos convida a conversão, e a conversão mais difícil e ao evangelho de Cristo, como Paulo e outros fizeram ao se converter ao cristianismo. Muitas pode ser a forma de conversões do pecado ao perdão, da culpa a reconciliação. Mas a maior conversão é crer que Jesus Cristo é o filho de Deus e traz consigo uma verdade absoluta. “Convertei e credes no Evangelho”. E viver segundo Evangelho. Pare hoje e observe se você dita seus passos segundos o orienta a palavra de Deus. Se sim você está na verdade, se não vive uma mentira”.

Pe. João Carlos, scj

terça-feira, 20 de março de 2012

Evangelho desta terça com o pe. João Carlos,scj


1° Leitura:“Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédios” (Ez 47,1-9.12).
Salmo: “Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó” (Sl 88).
Evangelho: “ No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar” ( Mt 1,16).

Reflexão: O homem doente do evangelho representa toda humanidade doente, que vagueia no meio de tantos outros doentes e não conseguem ouvir a palavra de Deus. Quantos não são os coxos, cegos e paralíticos diante de tanta indiferença a Deus. Como o homem inerte e não consegue a cura de seus males, por que não conhece a verdade de Deus que liberta. Por isto a Palavra de Deus liberta e cura, mas tenho de desejar ouvi-la. Assim sendo a primeira cura que Jesus nos revela e a relação dele com o Pai. Só Cristo pode nos conceder esta graça e salvação”.

Pe. João Carlos, scj

segunda-feira, 19 de março de 2012

Evangelho de hoje! Feche bem o seu dia refletindo com o pe. João Carlos, scj


1° Leitura:“Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre” (Est 4,17).
Salmo: “Eis que a sua descendência durará eternamente” (Sl 88).
Evangelho: “ José, Filho de Davi, não tenhas medo dereceber Maria como a tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” ( Mt 1,16).

Reflexão: “Hoje festa de São José, que quer dizer Deus crescente, apresenta justamente o que José foi um homem bom e justo que permitiu que Deus se revelasse por meio dele e realizasse sua obra. José deverá acolher o menino e dele cuidar. A grandeza da presença de São José e de ser um homem que soube ouvir Deus e ser obediente. Hoje aos homens casados e solteiros está uma oportunidade de avaliar e refletir sobre sua condição de esposo e pai, aos que se preparam para assumir um sacramento sigam os passos de São José. Que sejam homens bons e justos”.

Pe. João Carlos, scj

sexta-feira, 16 de março de 2012

Evangelho quentinho do dia com o pe. Dani,scj. Vem junto!

1° Leitura: “São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”(Os 14, 2-10).
Salmo: “Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!” (Sl 94).
Evangelho: “Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos” (Mc 12, 28b-34).

Reflexão: O evangelho de hoje nos apresentada um belíssimo projeto de vida que deveria ser adotado por todo cristão: amar a Deus com o coração, a cabeça e as ações. Primeiramente, o amor a Deus deve ser uma decisão, alimentado na vida de oração e participação nos sacramentos. Precisa prosseguir através da nossa inteligência, por meio de boas leituras e conhecimento da verdadeira fé católica. Ainda, inseparável das anteriores, deve ser coroado com nossas ações correspondentes às obras de Cristo.

É natural que tenhamos mais facilidade em algum aspecto e mais dificuldade em outro. Contudo, da mesma forma que nosso corpo não pode ser partido e continuar vivo por muito tempo, apenas será integralmente cristão quem desejar sê-lo de coração, cabeça e braços. Querendo nos vencer, temos nossa tibieza (preguiça seletiva), ao nosso favor temos o exemplo dos santos, os ensinamentos do Papa e nossa comunidade de fé.

Pe. Daniel,scj


quinta-feira, 15 de março de 2012

Evangelho de hoje com o pe. Daniel,scj! Iupiiiii!


1° Leitura: “Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo” (Jr 7, 23-28).
Salmo: “Não fecheis os vossos corações” (Sl 94).
Evangelho: “Quem não está comigo, está contra mim” (Lc 11, 14-23).

Reflexão: Após o desejo de várias pessoas em conhecer mais sobre padre Dehon – fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus –, vamos deixá-lo nos ajudar também no evangelho desta quinta-feira. Ele nos ensina que existem várias maneiras de estar com Cristo. Uma delas é amando Sua Igreja.

Em relação aos pecados dos filhos da Igreja, especialmente dos ministros ordenados, vivemos num contexto em que se observa mais um árvore que cai do que 10.000 que crescem. Por isso, segundo Dehon, é valioso “amá-la e ser-lhe submissos, como filhos. Ela é tão amada pelo Coração de Jesus! Ela é a Sua esposa! Jesus vive na Igreja e deixou-lhe toda a Sua autoridade e todas as Suas graças. Amemo-la em si mesma, no seu chefe visível, nos seus ministros, nos seus ensinamentos, na sua liturgia, nas suas leis. Veneremo-la como nossa mãe”. Acredite: amar a Igreja, e viver os seus ensinamentos, já é fazer as obras de Cristo.

Pe. Daniel,scj

quarta-feira, 14 de março de 2012

Evamgelho do dia como pe. Daniel! Eba!


1° Leitura: “Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos?” (Dt 4,1.5-9)
Salmo: “Glorifica o Senhor, Jerusalém” (Sl 147)
Evangelho: “Quem praticar e ensinar estes mandamentos será considerado grande no reino dos Céus” (Mt 5,17-19).
Aniversário de nascimento do pe. Dehon, o apóstolo do Coração de Jesus!

Reflexão: Há 169 anos, na pequena cidade francesa de La Capelle, nascia Leão Dehon. Filho de uma abastada família burguesa teve que enfrentar o desgosto dos seus pais para entrar no seminário. Primeiro terminou os estudos. Obediente, fez a vontade de Júlio Dehon e logo que formou-se em direito entregou-lhe o diploma dizendo: “aqui está o que desejava, agora deixe-me seguir minha vocação”. Resistente o pai pagou-lhe uma viagem pelo mundo, com um amigo, que durou quase um ano. Quando passou pela Terra Santa, no mar da Galileia, o seu desejo foi incontrolável. Passando por Roma, conseguiu uma audiência com o papa, e rapidamente se matriculou no seminário local.
O restante da história nos encanta. Após anos no seminário, ordenado sacerdote diocesano, respondendo à necessidade da época e a voz de Deus, fundou uma Congregação com o carisma do amor oblativo e da reparação. As dificuldades não terminaram e, mesmo humilhado e caluniado, conseguiu fazer a rara síntese entre oração, estudos, ação social e obediência à Igreja. Entre outras, são atualíssimas suas frases: “uma pessoa de ideias tímidas não pode mudar a sociedade; Deus não sabe o que fazer com nossas obras se não tem nosso coração”.

No dia em que celebramos o nascimento de um valoroso homem de Deus e o evangelho nos diz que será grande quem obedecer aos mandamentos, fica a lição para muitos vocacionados (as), que o primeiro mandamento, amar Deus sobre todas as coisas, é anterior ao quarto, honrar pai e mãe. Quanto maior nossa coragem em correr riscos por Deus, unidas à oração e serviço, maior será nossa liberdade e felicidade.

Pe. Daniel,scj

terça-feira, 13 de março de 2012

Evangelho do dia com o pe. Daniel! Iupiiii!

1° Leit: “liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna o teu nome glorificado, Senhor”. (Dn 3,25.34-43)
Salmo: “Recordai, Senhor,a vossa compaixão!” (Sl 24).
Evangelho: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?” (Mt 18, 21-35).

Reflexão: A pergunta acima que muitos de nós já fizemos, hoje encontra-se nos lábios do apóstolo Pedro, primeiro bispo de Roma. É provável que ele também tivesse dificuldades de perdoar. Leio isso com um alívio no coração: se até Pedro teve dificuldades para perdoar, quem dera eu! Antes de prosseguir cabem alguns esclarecimentos.

Perdoar não é esquecer. Alguns pensam que perdoar é esquecer, isso é ilusão: como vou esquecer-me de alguém que me fez sofrer duramente? Acredito que perdoar é decidir-me que, apesar da dor, deixarei aberta a via de encontro com o irmão difícil. Veja, não é gostar, o que seria falsidade, mas possibilitar que ele continue existindo no meu coração e não seja mais capaz de roubar minha paz. Neste sentido, temos que perdoar sempre. Decida-se e, aos poucos, você conseguirá e se sentirá muito melhor.

Pe. Daniel,scj


segunda-feira, 12 de março de 2012

Diácono, fratres e seminaristas que nos auxiliam na pastoral!

Conheça os novos fratres e seminaristas e diácono!
Na missa das 10h, presidida pelo pároco-reitor, Pe. Luíz Fernando Pereira, scj, foram apresentados os colaboradores para as atividades pastorais no Santuário São Judas Tadeu para 2012. São eles: 1) Vindos do Convento SCJ, em Taubaté – SP: Diác. Eliauro Santos, scj; Fratres Rodinei Eiselt, scj e José Marinho Sobrinho, scj. 2) Vindos do Propedêutico, São Paulo – SP: Fr. Hans Henrique da Silva Pereira, scj, além dos propedêutas Leandro Pereira de Castro e Sandro Higuti.
Quanto ao Diácono e Fratres, são religiosos residentes no Convento SCJ, em Taubaté e estudantes de teologia da Faculdade Dehoniana, na mesma cidade. Membros da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, todos os finais de semana prestarão auxílio pastoral na Paróquia Santuário São Judas Tadeu. Cada qual atuará nas frentes pastorais que lhes foram confiadas, sempre sob a direção de um padre desta paróquia. Para sabermos um pouco mais sobre eles...
Diácono Elinauro Santos,scj
Diácono Elinauro nasceu em 20 de setembro de 1979 na cidade de Vitória do Mearim – MA. Viveu sua infância na cidade de origem, onde cursou ensino fundamental e médio. Ingressou na formação dehoniana através do seminário propedêutico da cidade de São Luís – MA em 2001. Nos próximos três anos cursou filosofia e na sequência o postulantado em Terra Boa – PR. Seu noviciado se deu na cidade paulista de Barretos em 2006. Retornou à capital maranhense em 2007 e lá permaneceu até o ano seguinte para seu tirocínio. Iniciou seu curso de teologia em Taubaté – SP no ano de 2009. Como Diácono no Santuário São Judas Tadeu atuará na administração dos sacramentos do Batismo e do Matrimônio. Também prestará auxílio aos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e na pastoral litúrgica.
Frater Rodinei,scj
A 18 de setembro de 1983, na Serra Catarinense, em São Bento do Sul, nasceu Rodinei Eiselt. O segundo de três irmãos. Ingressou no propedêutico aos 18 anos, em Corupá – SC e professou seus primeiros votos em 15 de janeiro de 2007 no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul – SC. Iniciou seu curso de Teologia em 2009 na Faculdade Dehoniana, em Taubaté – SP. No ano de 2011 foi designado para atuar nos finais de semana no Santuário São Judas Tadeu. Este ano volta ao Santuário para atuar em dois focos pastorais: comunicação (PASCOM) e Setor Juventude.
Frater José Marinho,scj
José Marinho é natural de Tufilândia – MA. Professou seus primeiros votos em 15 de janeiro de 2008, em Barretos – SP. Desde 2010 cursa teologia na Faculdade Dehoniana. Este ano fará sua pastoral junto à catequese do Santuário.
Pe. Ronaldo, Fr. Hans e pe. Vítor
Fr. Hans é natural da cidade mineira de Lavras, tem 22 anos. É o filho mais venho entre sete irmãos. Está no seu nono ano de formação religiosa junto à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Suas atividades pastorais no Santuário serão: Coroinhas, Serviço de Animação Litúrgica (SAL) e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE).
Seminarista Leandro
Leandro é natural de Carapicuíba – SP. Conta 28 anos e sua atividade pastoral no SSJT será a catequese. Técnico em radiologia médica, iniciou pedagogia e trabalhou numa seguradora de automóveis, seu último emprego antes de entrar para o propedêutico Convívio Vocacional Dehoniano, em São Paulo - SP.
Seminarista Sandro
Sandro Higuti também é propedeuta. Natural de Sorocaba – SP, tem 34 anos e sua atividade pastoral no SSJT será a juventude, junto com o Pe. Daniel Carvalho e Serviço de Animação Vocacional (SAV).
 Fr. Rodinei Eiselt, scj

Evangelho do dia com o pe. Daniel! Oba!

1° Leit.:“Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado” (2Rs 5,1-15a).
Salmo: “Quando verei a face de Deus?” (Sl 1)Evangelho: ““Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lança-lo no precipício”. (Lc 4, 24-30)

Reflexão: “Após o início dos seus milagres, estamos diante da primeira apresentação pública de Jesus em Nazaré. O começo do referido capítulo diz que todos estavam com os olhos fitos Nele e queriam ouvi-lo. Na verdade, os fariseus queriam mesmo era ver algo de extraordinário que mostrasse que Jesus era o enviado de Deus.

É comum se ouvir dizer que a primeira impressão é a que fica. Sendo assim, caso fosse bem sucedido, a sua missão teria crédito. Abreviando nossa conversa, sua missão inicial em Nazaré, humanamente falando, foi um fracasso: além de não converter ninguém, “levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lança-lo no precipício”.

Jesus mostrava, acima de tudo, que era livre e não agia segundo os caprichos humanos. A decisão será sempre nossa: procurar fama e manter nossa autoimagem adaptando-se de inúmeras formas para agradar a todos, ou ser livre e procurar mostrar nossos valores, independente das consequências. O que é sucesso aos olhos dos homens, no fundo do nosso ser, provavelmente será sinal de prisão e imaturidade.
Pe. Daniel, scj

domingo, 11 de março de 2012

Evangelho Dominical: O FILHO defende o PAI!

O Evangelho deste domingo traz três palavras importantes que nos ajudam a entendê-lo e tentar aplicá-lo em nossa vida. As palavras são: JESUS, TEMPLO e PAI. Entramos neste domingo na terceira semana da quaresma, e a mensagem do evangelho é importantíssima para que nós nos motivemos para levar a sério o nosso processo de conversão.

O TEMPLO era importantíssimo para o povo de Israel. Era um grande desejo de Davi construí-lo, mas quem o construiu de fato foi Salomão. Era o lugar da morada de Javé. No centro do templo havia o lugar sagradíssimo onde ficava a arca da aliança. Para os israelitas, esta arca representava o próprio Deus, pois dentro dela estava as tábuas da Lei que Deus entregou a Moisés, estava também a vara de Aarão e um pote cheio de Maná, alimento que não permitiu a morte dos israelitas no deserto. Neste lugar do templo, sagradíssimo, era permitida somente a entrada do Sumo-Sacerdote. Se alguém tocasse na arca, e até mesmo se o Sumo Sacerdote entrasse ali impuro ou com pecado, tinha uma morte fulminante. Então, quando se fala do Templo falamos de um lugar altamente sagrado, morada do próprio Deus, presença de Deus na terra.

Agora podemos entender porque JESUS ficou muito bravo pelo fato de o povo e os sacerdotes transfornarem o templo, que deveriam reverenciar, em um local de comercio, não só de comércio, mas mesmo de corrupção. E os sacerdotes, que deveriam zelar pelo templo, ou faziam vistas grossas para as falcatruas ou então eram diretamente envolvidos nelas. Esta passagem do evangelho assombra todos nós! Onde está o Jesus, manso e humilde de coração? Que Jesus é este que pega chicotes e bate nos vendilhões, expulsando-os do templo, espalha as moedas, derruba as bancas, ou seja, faz uma muvuca, um barraco! Jesus está realmente muito bravo! Ele está fora de si! Tá arrebentando tudo! E por que? Qual o motivo de tanta revolta. A resposta está na frase que Jesus diz:  Não façais da casa de meu PAI uma casa de comércio!

E aqui vem a terceira palavra fundamental desta reflexão: PAI. Esta é a casa do meu PAI diz Jesus. E se é a casa do PAI é porque Deus mora lá. Também para Jesus o templo representava a presença ativa de Deus. O templo era o próprio Deus. E quando Jesus vê o desrespeito com o templo é como se o próprio Deus fosse desrespeitado. Então, o evangelho deste domingo, e aqui ao meu ver está o ponto essencial, nos mostra uma profunda IDENTIDADE entre JESUS e o PAI.

Jesus se identifica com o PAI. O filho se ofende quendo vê o pai ser ofendido. O FILHO se preucupa com o PAI. E porque o FILHO defende o PAI. Oras, porque o  FILHO ama o PAI. Existe uma identidade ontológica entre o PAI e o FILHO. É o proprio Jesus que diz no evangeçho de João: "Quem me vê, vê o PAI". Quando JESUS investe contra os vendilhões do templo ele sabe muito bem o que está fazendo: Está defendendo a honra do seu PAI. E nós?

Vocês sabiam que quando um adolescente se crisma, ele está mais apto a defender a Igreja. Vocês sabiam que este é um dos frutos do sacramento do crisma? O adolescente é impulsionado pelo Espírito Santo a defender a sua fé. Neste episódio do templo nós vemos Jesus, também impulsionado pelo Espírito, a defender o PAI presente no templo. Esta profunda identificação do FILHO com o PAI nos devemos imitá-la! Ali está a força de JESUS. Saber que ele e Deus são UM. E aqui deveria estar a nossa força. Sabemos que não somos órfãos, mas temos um PAI. Somos filhos e filhas de Deus. E se Deus é REI, e se somos filhos deles, fazemos parteda realeza! Na nossa carteira identidade espiritual o nome do Pai está lá: DEUS, criador do mundo. E para nós, católicos, na nossa carteira de identidade espiritual tem também o nome da MÃE:Maria, a intercessora. Deus é Rei e tem um Reino: o Reino dos Céus. E neste reino fazemos parte da realeza. Somos princípes e princesas.

Havia uma princesa que encontrou na floresta certa vez uma fada, e esta apontou para ela um sapo, rechonchudo, verde, gosmento, com os olhos esbugalhados, que pulava, pulava e pulava. E aquela fada pediu que a princesa levasse o sapo para casa e, depois de três dias, o beijasse, e então, tchã, tchã, tchã, tchã ele viraria um belo de um príncipe! A princesa acreditou na fada e levou o sapo para casa. E todos a criticavam porque onde a princesa ia o sapo ia atrás. Uma princesa tão bela e um sapo tão feio. Quando Deus criou a feiúra aquele sapo deveria ter entrado na fila umas cinco vezes, de tão feio que ele era. Mas a princesa não se importava, aquela era a sua missão. Ela suportou os deboches, os sofrimentos, as críticas e manteve-se firme. No terceiro dia, deu um belo beijo no sapo e ele transformou-se num belo príncipe. E eles viveram felizes para sempre!

É isto. As vezes o tinhoso quer nos fazer crer que não temos um PAI, que não somos FILHOS e que não fazemos parte da realeza. O tinhoso quer nos fazer crer que somos sapos e sapas, e que o mundo é um brejo sem jeito. Ou seja, ele nos rouba a ESPERANÇA, ele nos rouba a FÉ. Ele quer nos fazeracreditar que viver é pular de um lado para o outro, comendo as moscas que o mundo oferece. E isto não é verdade. Assim como Jesus vivia esta extrema identidade com o PAI, sentindo-se filho e por isso amado e querido por Deus, nós também deveríamos fazer o mesmo. Estarmos seguros no mundo, acreditando que podemos superar as dificuldades pois fazemos parte da realeza! Não somos sapos, somos principes! E vocês mulheres podem dizer: não somos sapas, somos princesas! O tinhoso quer que acreditamos que a vida é um pântano mal cheiroso, mas não devemos acreditar nesta esparrela! Devemos caminhar confiantes pois o nosso PAI é simplesmente o dono do mundo!

Que neste terceiro domingo da quaresma, nós possamos dar mais um passo verso a perfeição, na feliz certeza que não caminhamos sozinhos, mas que Deus, assim como faz um PAI amoroso, nos leva no colo, nos acalenta com carinho e nos dá forças para superarmos os obstáculos e olharmos sempre adiante. Temos uma identidade sim! Somos filhos e filhas de Deus!

pe. Gil

quinta-feira, 8 de março de 2012

Evangelho desta quinta com o pe. Didi, scj


1° Leit.:“Bendito o homem que confia no Senhor”. (Jr 17, 5-10)
Salmo: “É feliz quem a Deus se confia”. (Sl 1).
Evangelho: “Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado” ( Lc 16,19-31).

Reflexão: “A parábola do rico que vivia de banquetes e festas  e do pobre Lázaro, que dividia com os cães os restos que sobravam, nos serve de advertência. As situações um dia vão se inverter. A injustiça diante dos irmãos clamam pela  justiça de Deus.  A misericórdia para com os que sofrem  tocam o coração de Deus.  “Haverá justiça  sem misericórdia para que não praticar a misericórdia.(Tg.2,13)

Todas s vezes que fizestes isso a um dos meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.  Um detalhe importante: Mesmo que eu não tenha consciência , Deus considera feito a si o que  aos pequenos fizermos.”. (Mt 20, 17-28)

Pe. Dionísio, scj


quarta-feira, 7 de março de 2012

Evangelho desta quarta com o pe. Dionísio,scj

1° Leit.:“Acaso pode-se retribuir o bem com o mal?”. (Jr 18, 18-20)
Salmo: “Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus”. (Sl 30).
Evangelho: “Pois o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir edar a sua vida como resgate em favor de muitos” ( Mt 23,1-12).

Reflexão: “A lei fundamental que Jesus dá aos seus discípulos subverte os valores humanos “naturais”. Mas, com sua própria vida mostrou o Senhor  que essa lei é realizável. Não veio para ser servido mas para servir até o ponto de dar sua vida, para salvar a nossa.
O cristão digno desse nome será sempre aquele que vive mais para os outros que para si mesmo.  Façamos isso e viveremos. A melhor forma de viver é doar a vida por  amor”(Mt 20).
Pe. Dionísio, scj

terça-feira, 6 de março de 2012

...E ressurge a Pastoral da Comunicação!


Equipe da PASCOM: Marli, pe. Gil, fr. Rodinei, Ir. Cíntia e Maristela (faltando o Paulo Flores)
No dia 25 de setembro, aconteceu no Santuário São Judas o nosso primeiro encontro- ressurgimento da PASCOM – Pastoral da Comunicação. Assim como todas as coisas no seu inicio, as expectativas, desejos e sonhos lindos são muitos! Fizemos uma memoria, ajudados pela Marly, que já participou e atuou na antiga PASCOM do Santuário. Ela nos falou dos sonhos e projetos que puderam realizar e das falhas e incompreensões que vivenciaram.Ouvindo a Marli, concluimos que a comunicação representa um desafio para o ser humano, e , se expressar e comunicar não é coisa fácil!

Tivemos um pequeno subsidio de esclarecimento do “que é a PASCOM?” preparado pelo pe. Augusto, scj. Sublinhamos em particular a tarefa da “articulação-comunicação” como base para o nosso “ser” PASCOM no Santuário e para as pessoas que fazem parte desta realidade. Como precisamos de um “plano” de uma ação articulada, o pe. Gil,scj nos propôs alguns itens-realidade que cada um de nós poderia assumir como membro da PASCOM e, concomitantemente, aprofundar, estudar, entender mais e melhor para depois ser uma comunicador/a dentro da nossa realidade.

Como sabemos que o tempo não para, foi-se tomadas já algumas decisões, tendo em vista a nossa participação no CPP (Conselho de Pastoral Paroquial): A Marly foi eleita coordenadora e eu,  ir. Cintia, secretária. Cada um dos participantes, também ficou responsável por uma área da comunicação do e no Santuário, assim nos dividimos:

-          Articulação entre as varias pastorais. Resp. Marly e Paulo Flores.

-          Escola de Comunicação, pratica e teoria. Resp. Frater Rodinei,scj

-          Avaliação dos meios de comunicação do Santuário. Resp. Ir. Cintia

-          Revista Devotos e São Judas Tadeu. Resp. Maristela


Esta divisão visa ajudar e aprofundar o nosso trabalho pastoral, de favorecer e ajudar a comunicação do e no Santuário, cada responsável não viverá esta tarefa sozinho/a mas em conjunto com toda a PASCOM, em vínculo estreito com o nosso Pároco e Reitor pe. Luís Fernando. A nossa reunião e encontro encerrou-se com um ótimo cafezinho, iremos dar continuidade e passos novos na nossa próxima Reunião do dia 31 de março, as 10.00h sempre no Santuário São Judas. Quer participar? Sinta-se convidado/a!

Ir, Cintia