domingo, 12 de agosto de 2012

Novidadade bombástica: Jesus, o Pão do Céu! Nossinhora!


Novidade bombástica lida hoje em todo mundo: Jesus é o pão do céu - O Evangelho de hoje, que continua sendo o capítulo sexto do evangelista João, nos apresenta o ápice, a mensagem principal de Jesus neste capítulo. Os milhões de católicos e católicas que se dirigem a Igreja neste domingo em qualquer parte do mundo, ouvirão este evangelho que acabamos de ouvir, onde Jesus nos revela uma novidade, eu diria, bombástica: E a novidade dita por Jesus é: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente”. Gente do céu, depois de ouvir isto a gente tem que sentar, pois é algo estupendo. Jesus é o pão vivo descido do céu e quem comer Dele viverá eternamente. Nossa Senhora, isto é muito profundo.
Cinco pães e dois peixes - Há dois domingos atrás o evangelho, no comecinho do capítulo que lemos hoje,  nos relatava que Jesus estava fazendo muito sucesso com a sua pregação, e por isso arrebanhava uma grande multidão, eram milhares de pessoas. Os discípulos de Jesus ficam então preucupados pois não sabem o que fazer para alimentar tanta gente. Eis que surge um jovem com 5 pães e dois peixes e Jesus faz então um dos seus maiores e mais célebres milagres: a multiplicação dos pães. Este fato, naquele momento de fome e necessidade, extasiou ainda mais aquelas pessoas que diziam: “Oba, vamos ficar com Jesus, pois agora teremos pão garantido”.

Jesus se magoa pois pode oferecer algo maior: o pão do céu - Mas foi exatamente esta atitude da multidão que magoou profundamente o coração de Jesus. Porque? Porque a multidão o procurava por algo que era passageiro, ou seja, o pão da terra, algo que mata a fome por instantes e depois dá fome de novo. Mas Jesus tinha para oferecer algo infinitamente mais importante que é o Pão do Céu, que sustenta para a vida eterna. Ou seja, Ele mesmo. Jesus se entristece porque o povo o subestima, pensa que ele pode pouco. Mas se Eliseu, considerado um grande profeta para o povo Judeu, de 20 pães alimentou 100 pessoas, Jesus com apenas 5 pães alimenta mais de 5000. Então esta é a prova que Jesus é o maior profeta de todos os tempos. E que não devemos subestimá-lo. Ele pode muito, e quer nos dar este muito. Ele é alimento para a vida eterna.
A Vida Eterna é aqui - O que significa aqui Vida Eterna. Não significa somente a vida depois da morte. Mas neste contexto do evangelho significa a vida aqui e agora. Nesta semana, uma aluna minha me perguntou: Professor, qual é a causa final do homem. A resposta clássica para esta questão tanto para a filosofia quanto para a religião é uma só: a felicidade. O homem e a mulher foram feitos para serem felizes já aqui nesta vida. Quando Jesus fala de vida eterna ele está falando de uma vida plena, não só para depois da morte, mas para agora! Também nós não podemos subestimar Jesus. Ele quer nos oferecer muito e, por isso, não podemos nos conformar com o pouco. Aquela multidão poderia ter ganho de Jesus o essêncial, aquilo que a faria feliz. Porém, se contentaram com o acessório. Jesus podia dar a eles o pão do céu, mas eles se contentaram com o pão da terra. Vejam como a nossa mente é limitada, vejam a facilidade que nós temos em achar que nós não merecemos o melhor. Vejam a facilidade do ser humano de esperar sempre pouco e esperar sempre menos. Faltou ousadia a multidão. A solução estava ali pertinho dela e ela não percebeu. Jesus, o pão vivo descido do céu, estava ali e eles queriam pão de padaria!!! O pão por excelência estava ali e eles queriam pão para passar manteiga.!!! Deus tem muito para nos oferecer e nós não conseguimos perceber. E por que isto acontece, e a resposta é muita simples: falta-nos fé.

A obra de Deus é acreditar em Jesus - No domingo passado a multidão perguntava a Jesus o que deveriam fazer para realizar as obras de Deus. E Jesus ensinava que a obra de Deus é uma só, ou seja, acreditar naquele que Deus enviou, Jesus. Ou seja, a obra de Deus que devemos realizar é ter fé em Jesus. E se eu tenho fé em Jesus eu consigo ver a maravilha, a obra estupenda , o grande milagre que o Senhor fez, faz e continuará fazendo na minha vida. E na fé em Deus que eu vejo que a minha vida é um grande presente e que Deus me fez para ser feliz, independente da situação que eu me encontro, pois felicidade é um estado de espírito. Não tem a ver com dinheiro, com posse, com status com bens materias, felicidade tem a ver com realização pessoal enquanto ser humano, enquanto homem, enquanto mulher. Se sou uma pessoa realizada, que se encontrou, posso estar morando em uma choupana que ninguém me roubará a minha felicidade. Mas se eu não me encontrei na vida, posso morar em uma mansão, posso ter todo bem material do mundo mas a minha felicidade não estará garantida. Então, não se compare com os outros, valorize a sua vida a sua história, e assim você estará trilhando o caminho da felicidade.
O pão não é mais pão é corpo,  o vinho não é mais vinho é sangue - Jesus se dá como o pão do céu. A cada missa presenciamos este grande milagre. O pão que não é mais pão, é corpo. O vinho que não é mais vinho, é sangue do Senhor. A este grande milagre, para que possamos entendê-lo melhor a Igreja dá o nome de transubstanciação. Mas podemos entender também como transformação. Imagine uma senhora que vai no cabelereiro e sai de lá toda bonitona, o maridão vai dizer: nossa, que transformação! Aquela senhora mudou a aparência, mas continua a mesma Senhora. Na Eucaristia se dá exatamente o contrário. A aparência é a mesma, pão e vinho. O que muda é a substância. E que substância! A substância pão passa a ser substância corpo, e a substância vinho passa a ser substância sangue de Cristo. Belíssima transformação!

O nosso pai, assim como Jesus, oferece o seu corpo: Jesus quando esteve entre nós, na cruz nos deu o seu corpo, sua carne, seu sangue. Na eucaristia ele continua se oferecendo a cada um de nós: Ele diz: “Este é o meu corpo”. Existe uma outra pessoa que também dá o seu corpo: o nosso pai aqui da terra. Com a sua dedicação integral à família , com a fidelidade à esposa é como se cada pai dissesse: “Este é o meu corpo”. Minha mãe sempre dizia do meu pai: “o Tiãozinho pode ser tudo, mas nunca deixou faltar nada para a família”. Meu pai nos deu inteiramente o seu corpo, a sua vida. Talvez hoje seja um belo dia para você admirar o corpo do seu pai, as marcas que ele traz nas mãos, talvez calejadas,  as marcas que ele traz no rosto. A você que não tem mais o seu pai aqui na terra, saiba que no céu ele continua torcendo por você, pelo seu sucesso e pela sua felicidade. Saiba que, independente de qualquer outra coisa, ele dedicou a própria vida por amor a você. Ao contemplar, abraçar e beijar o seu pai hoje, contemple toda uma vida dedicada à você , aos seus irmãos, à sua mãe. E o mais bonito de tudo é isto: do amor imperfeito do seu pai, você pode imaginar o amor perfeito de Deus, que Jesus Cristo nos ensinou a chamar de PAI.

Pe. Gil, scj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário