quinta-feira, 8 de março de 2012

Evangelho desta quinta com o pe. Didi, scj


1° Leit.:“Bendito o homem que confia no Senhor”. (Jr 17, 5-10)
Salmo: “É feliz quem a Deus se confia”. (Sl 1).
Evangelho: “Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado” ( Lc 16,19-31).

Reflexão: “A parábola do rico que vivia de banquetes e festas  e do pobre Lázaro, que dividia com os cães os restos que sobravam, nos serve de advertência. As situações um dia vão se inverter. A injustiça diante dos irmãos clamam pela  justiça de Deus.  A misericórdia para com os que sofrem  tocam o coração de Deus.  “Haverá justiça  sem misericórdia para que não praticar a misericórdia.(Tg.2,13)

Todas s vezes que fizestes isso a um dos meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.  Um detalhe importante: Mesmo que eu não tenha consciência , Deus considera feito a si o que  aos pequenos fizermos.”. (Mt 20, 17-28)

Pe. Dionísio, scj


Um comentário:

  1. Ao pobre o evangelista dá o nome, identidade. O rico é apenas mencionado como rico.
    Curioso é que esse Lázaro é um personagem fictício, de uma parábola narrada por Jesus. Existe um Lázaro real, irmão de Marta e Maria que voltou a viver graças a Jesus. Canonizado, a iconografia desse santo misturou as duas personagens. São Lázaro é representado como um homem envolvido pelas faixas de sua mortalha mas com um cão lambendo uma ferida

    ResponderExcluir