terça-feira, 13 de março de 2012

Evangelho do dia com o pe. Daniel! Iupiiii!

1° Leit: “liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna o teu nome glorificado, Senhor”. (Dn 3,25.34-43)
Salmo: “Recordai, Senhor,a vossa compaixão!” (Sl 24).
Evangelho: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?” (Mt 18, 21-35).

Reflexão: A pergunta acima que muitos de nós já fizemos, hoje encontra-se nos lábios do apóstolo Pedro, primeiro bispo de Roma. É provável que ele também tivesse dificuldades de perdoar. Leio isso com um alívio no coração: se até Pedro teve dificuldades para perdoar, quem dera eu! Antes de prosseguir cabem alguns esclarecimentos.

Perdoar não é esquecer. Alguns pensam que perdoar é esquecer, isso é ilusão: como vou esquecer-me de alguém que me fez sofrer duramente? Acredito que perdoar é decidir-me que, apesar da dor, deixarei aberta a via de encontro com o irmão difícil. Veja, não é gostar, o que seria falsidade, mas possibilitar que ele continue existindo no meu coração e não seja mais capaz de roubar minha paz. Neste sentido, temos que perdoar sempre. Decida-se e, aos poucos, você conseguirá e se sentirá muito melhor.

Pe. Daniel,scj


Um comentário: