Salmo: “Quando verei a face de Deus?” (Sl 1)Evangelho: ““Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lança-lo no precipício”. (Lc 4, 24-30)
Reflexão: “Após o início dos seus milagres, estamos diante da primeira apresentação pública de Jesus em Nazaré. O começo do referido capítulo diz que todos estavam com os olhos fitos Nele e queriam ouvi-lo. Na verdade, os fariseus queriam mesmo era ver algo de extraordinário que mostrasse que Jesus era o enviado de Deus.
É comum se ouvir dizer que a primeira impressão é a que fica. Sendo assim, caso fosse bem sucedido, a sua missão teria crédito. Abreviando nossa conversa, sua missão inicial em Nazaré, humanamente falando, foi um fracasso: além de não converter ninguém, “levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lança-lo no precipício”.
Jesus mostrava, acima de tudo, que era livre e não agia segundo os caprichos humanos. A decisão será sempre nossa: procurar fama e manter nossa autoimagem adaptando-se de inúmeras formas para agradar a todos, ou ser livre e procurar mostrar nossos valores, independente das consequências. O que é sucesso aos olhos dos homens, no fundo do nosso ser, provavelmente será sinal de prisão e imaturidade.
Pe. Daniel, scj
Nenhum comentário:
Postar um comentário