sábado, 3 de março de 2012

Evangelho do Domingo: Transfigurar é tocar na essência de Deus!

Estamos na segunda semana da Quaresma. Tempo de conversão e tempo de fazermos o grande retiro: retirar tudo aquilo de ruim do coração e voltá-lo para Deus e para os irmãos.

Porque Jesus reservou somente a três pessoas (Pedro, Tiago e João) o privilégio de testemunhar a sua transfiguração? Será por que passar por uma profunda experiência religiosa é para poucos? Pedro, Tiago e João mal poderiam adivinhar a experiência profundamente marcante pela qual passariam. Jesus os leva para o monte Tabor, e ali , no alto, transfigura-se no meio deles. Ao menos por um instante, no tempo em que durou o fenômeno da transfiguração, aqueles três discípulos tocaram na essência de Deus. Foi tudo muito breve mas também muito intenso! E no entanto foi uma experiência inesquecível.!

E porque os três tocaram na essência de Deus? Por que quando Deus se transfigura mostra para a humanidade aquilo que ele é: AMOR! E Pedro, Tiago e João estavam lá! Somente Deus pode se transfigurar, ou seja, passar da matéria para o espírito.Transfigurar significa mudar de figura. Jesus passa de uma  figura material para uma absolutamente espiritual. Meu Deus! Mas que experiência é esta? Os discípulos presenciaram a transfiguração. Viram a essência de Deus. Tocaram  no essencial. Mergulharam Nele.

O que significa essencial? Vou explicar: qual a essência do fogo: queimar! Qual a essência da água: molhar! E qual é a essência de Deus: Amar! Então, aquilo que Pedro, Tiago e João em um momento curtíssimo experimentaram foi ver o  "Deus Amante" face a face. Eles fizeram um mergulho profundo no amor de Deus, ainda que por alguns minutos, e aquilo os marcou para sempre.

Também nós somos convidados a tocar em Deus, e um dia o  faremos. Imagine se você tivesse ouvido falar sobre a água durante toda a sua vida, sem jamais ter tido a possibilidade de tocar nela,de mergulhar a sua mão na água. E, quando, em um belo dia, você consegue tocar na água, imagine a sua sensação: você tocou na essência da água. Assim também é com Deus. Nós sempre ouvimos falar DELE, e dia virá em que poderemos tocar na sua essência! Conhecê-lo!
 
Neste dia conheceremos a essência de Deus! Não neste mundo, mas no mundo perfeito, aquele mundo onde iremos um dia e pelo qual fomos  criados. Ali veremos Deus face a face, o conheceremos na sua essência e experimentaremos a verdadeira felicidade. Qual será a nossa reação. Uma alegria inimaginável! Nossas pernas tremerão tanto que cairemos no chão? Vamos rir a não mais poder? Não podemos imaginar... Se nascer para esta vida, existir, representou para nós uma grande surpresa, porque nenhum de nós quando éramos nada, imaginávamos que veríamos a existir um dia, e no entando, existimos; assim também quando estivermos no outro mundo e conhecermos a essência de Deus a surpresa será tão grande que dela  não fazemos a mais pálida idéia. E algo que o ser humano não pode imaginar!

E para que nós possamos gozar deste momento na eternidade o que devemos fazer? O Deus Pai nos dá a resposta apontando Jesus: "Este é o meu filho amado, escutai o que Ele diz". Depois que Deus nos manda escutar Jesus é como se ele, Deus, se calasse para sempre. Para tudo aquilo que devemos e queremos saber, Jesus é a resposta. Jesus é a perfeita revelação de Deus Pai. Em Jesus, Deus Pai disse tudo e ponto final. E quem ousar perguntar mais alguma coisa, ofende a Deus com a sua falta de fé. Escutai-o! Jesus fala ainda hoje nos evangelhos, fala na Igreja, fala nos padres, enfim, fala na nossa consciência! Escutai-o!

Existe um grande esquecimento no nosso mundo de hoje. O esquecimento da alma. Nossa alma é o que de melhor temos em nós. Este corpo, na forma que o conhecemos hoje, um dia não existirá mais. Mas isto não acontecerá com a nossa alma. Ela é imortal. Durará para a eternidade. Não é o nosso corpo que contém a nossa alma, mas é exatamente o contrário, é nossa alma que contém o nosso corpo. Dá vida ao corpo. Jesus quando transcende deixa o seu espírito reluzir. É uma alma resplendente.

Para um dia tocarmos a essência de Deus é preciso que cuidemos bem da nossa alma, pois é ela que nos levará à presença do Senhor. E para cuidar bem da alma é preciso fazer o bem, praticar a caridade, ter uma vida honesta e reta, procurar a confissão. Confessar os pecados pelo sacramento da confissão é lavar a alma. Sou testemunhas das centenas de pessoas que saem aliviadas do confessionário, literalmente com a alma lavada. Fazer o bem é experimentar uma certa transfiguração, pois com o bem que fazemos, ainda que mínimo, tocamos no sumo bem, que é Deus.

Todas as vezes que fazemos o bem tocamos na essência de Deus. Todas as vezes que praticamos o mal fazemos o jogo do inimigo...Ao fazer o bem tocamos na essência de Deus porque Deus é o BEM por excelência. Quando fazemos o bem sem esperar nada em troca, quando não retribuimos o mal com o mal, quando não cedemos às tentações, então tocamos na essência de Deus e nos transfiguramos, passamos por pequenininhas transfigurações... 

Quer tocar na essência de Deus? Faça caridade! Quer tocar na essência de Deus? Ame o seu inimigo! Assim como o fogo queima e a água molha, Deus ama. Simples assim!

Cuidemos de nossa alma, praticando a caridade e amando os irmãos, pois esta é condição para um dia experimentarmos a verdadeira transfiguração: ver  Deus face a face e mergulhar na sua essência. O trem bão!
pe. Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário