segunda-feira, 26 de março de 2012

Feliz por ser Católico: Festa da Anunciação do Senhor


Na festa que celebramos hoje, “Anunciação do Senhor”,  a Igreja coloca na liturgia a página mais bela do evangelho, ou seja, o anuncio feito pelo Anjo que Deus vai se encarnar para toda a humanidade no ventre de Maria. É neste trecho que o Anjo diz a Nossa Senhora que para Deus nada é impossível! Ali, Maria perde todo o medo e passa a ter uma fé absoluta em Deus!
Mas que coisa havia feito Maria para merecer o privilégio de trazer ao mundo o filho de Deus? Será porque ela rezava muito? Será porque ela era muito humilde? Será porque ela era sofredora? Não! Tudo isto é muito importante, mas não foram estes os motivos. O grande motivo é que em Maria repousou a GRAÇA de Deus!  A única explicação por Maria ser a escolhida para ser a mãe do Salvador é o fato dela ser  “cheia de graça” de Deus. É por isto ela é Grande! E por isto ela é Bela!

A graça de Deus é um favor. Maria é plena do favor divino. E neste dia da Graça, peçamos também nós a graça de Deus! A maior heresia do homem seria pensar que poderia  viver sem a graça de Deus! Neste nosso mundo tão altamente tecnológico, assistimo a eliminação do poder da Graça de Deus na vida humana. Vivemos como  se a Graça de Deus não existisse! Mas se a Graça é tudo para nós, é aquilo que nos destaca da materialidade do mundo, o que podemos fazer sem ela? Nada x Nada! Um homem “sem graça” é um homem vazio, triste, sem força. Existe uma diferança mais dramática ainda do que aquela entre rico e pobre. Qual é? É a diferença entre quem vive na graça de Deus e quem vive na des- graça, isto é, sem a graça. Que vida chata, não?

As páginas do evangelho que narram o nascimento de Jesus, são conhecidas também como as páginas da alegria. Nossa alegria em saber  que Deus não se esqueceu de nós, muito pelo contrário, ele se importa conosco!

Ao Apóstolo Paulo que reclama a Deus do seu espinho na carne, o Senhor responde:
“Paulo, a ti basta a minha graça!”
Não só a Paulo, mas a todos nós!

pe. Gil,scj

Nenhum comentário:

Postar um comentário