domingo, 5 de fevereiro de 2012

Evangelho de hoje: Jesus cura a sogra de Pedro revelando-se assim ser o Filho de Deus


Trabalhar no Santuário São Judas Tadeu é extremamente gratificante para um padre. Aqui você conhece muitas histórias de vida e percebe a ação milagrosa de Deus na vida das pessoas. Esta semana mesmo,  uma senhora me pediu para que eu abençoasse o seu carro. Perguntei de onde era ela me disse que era mineira, conversa vai, conversa vem, a senhora me contou que cerca de 30 anos atrás ela foi acometida por uma doença gravissima. Os médicos, há 30 anos atrás, lhe deram apenas 3 meses de vida!!!! Eentão ela me disse com um belo sorriso: os médicos dizem uma coisa, mas Deus diz outra! E ela continuava: Padre, por intercessão de São Judas Tadeurecebi este milagre de Deus. Estou aqui firme e forte, 30 anos depois! Mas eu atormentei Deus. E ele me ouviu!
Desnecessário dizer que, ouvindo aquela Senhora, eu ganhei o meu dia, pois somente veio confirmar uma coisa que eu já intuia: nossa fé deve ser teimosa! Devemos acreditar sempre. Fé é você pisar no primeiro degrau, mesmo que não veja a escada inteira. A fé não foi feita para um mundo de certezas,mas foi feita para um mundo cheio de fragilidades. Se vc vive em um mundo certezas, jogue fora a sua fé, você não precisa dela. Mas se o seu mundo é frágil, agora, fortaleça cada vez mais a sua fé em Deus, única solução para a nossa fragilidade.

É disso que o evangelho de hoje está falando: De uma fé teimosa, a ponto de atormentar a Deus, que as vezes se mostra “meio surdo” aos nossos clamores.

Que fato nos trás o evangelho deste domingo? Estamos no capítulo primeiro de Marcos que nos diz que Jesus está iniciando o seu ministério. Podemos imaginar Jesus com a “corda toda”,  sedento para mostrar a que veio. Comunicam a Ele que a sogra de Pedro está doente. Primeira palavra importante. Comunicar! Se não falassem nada para Jesus sobre a mulher o milagre não teria acontecido. É preciso comunicar a Deus nossas necessidades! Nossos angústias! Nossas alegrias! Nossos sofrimentos! Para que assim a ação de Deus se desenvolva em nossa vida.
Deus é companheiro! Entra em nossa casa, vê  a nossa necessidade  e nos pega pela mão. Jesus entrou na casa de Pedro, vê a sua sogra com febre. E esta não era uma febre depois da Dipirona. Mas uma febre antes da Dipirona.  Hoje, com Dirona a febre passa, mas naquele tempo levava à morte. O que para a própria famíla era uma vergonha, pois dava espaços para mexericos que diziam que a mulher estava amaldiçoada ou impura. Mas Jesus a pega pela mão. Pegar pela mão significa reconhecer que o poder vem de Deus. Estamos todos em suas mãos. Significa também que nas horas dificeis devemos colocar nossas mãos, nossa vida, nas mãos de Deus. E naquele mesmo instante ela fica curada a febre desaparece e a mulher, que beleza, pôe-se a servir. Deve ter feito uma bom lanche para Jesus , Pedro,André e Simão. Quer comida melhor que comida de sogra?

 A notícia se espalhou como pólvora  e diz a palavra, “ a cidade inteira se reuniu em frente a casa. Aqui se fala da cidade de Cafarnaum, uma das maiores daquele tempo por ser uma cidade comercial. Depois deste milagre, grande parte das pessoas vão reconhecer a divindade de Jesus e sua filiação divina. E este o principal motivo pelo qual Ele faz milagres pois assim, resgata a esperança do povo que reconhece nele o Messias, o filho de Deus. Santo Agostinho nos ensina que Deus só permite o mal para que dele possa tirar um bem ainda maior. Poderíamos então concluir que do mal que representava aquela febre, com a cura emergiu um bem maior, ou seja, a revelação de Cristo como Filho de Deus.  O evangelho termina dizendo que Jesus andava por todos os lugares, rezando, pregando e curando, pois era para isto que Ele tinha vindo!
Um dia típico para nós é aquele que tomamos o café da manhã, almoçamos, jantamos, vamos estrudar ou trabalhar. Para Jesus um dia típico era aquele em que ele rezava, pregava e curava. Rezava porque TUDO o que Jesus faz, faz na presença do Pai e do Espírito. Esta intimidade, mais do que fundamental, fazia parte da essência da missão de Jesus. Jesus pregava com autoridade e na sua pregação era sempre presente o convite ao amor e a misericórdia. E Jesus curava! Um terço dos evangelhos sinóticos falam do cuidado de Jesus com os enfermos, as curas que Jesus fazia. E também nós devemos sempre rezar pelos enfermos, assim como fizeram os discípulos, comunicar a Jesus que alguém que conhecemos se encontra doente. Devemos fazer com que o Senhor saiba disso!

Quando Lázaro estava doente, Marta e Maria comunicarama Jesus:  Mestre, aquele que amas está doente. E Jesus curou Lázaro. Então, que nós também possamos dizer: Mestre, fulano de tal que amas está doente. E Jesus, que ama a todos, fará a cura acontecer.
Atormentar a Deus com a nossa fé, como fez aquela senhora lá no início do texto.
Bom domingo
pe.Gil




Um comentário:

  1. Padre, padre, padre, eu, com toda certeza deste mundo, sou feliz por ser católica e fico ainda mais confiante, quando vejo uma vocação como a sua em nosso meio. Sempre rezo pelas vocações de um modo geral, mas seu nome, sempre vem junto aos que me são caros em minhas orações. Saudades do senhor...

    ResponderExcluir