segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Evangelho do Dia com o pe. Herculano,scj

1° Leitura:“Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19,1-2.11-18).
Salmo: “Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!”(Sl 18).
Evangelho: “ Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes” ( Mt 25,31-46).

Reflexão: “A fé católica, impulsionada pelo Espírito, é um dinamismo de personalização segundo a estrutura da personalidade de Jesus. Durante a Quaresma somos chamados a aprofundar este dinamismo personalista na Pavra do Mestre. É um retiro de quarenta dias onde intensificamos o mergulho na morte e ressurreição do Senhor. Morte e ressurreição são faces de uma mesma medalha que vivenciamos a partir de nosso batismo onde fomos inseridos pela ação do Espírito.

Este mistério de redenção abrange quatro dimensões. Acima de tudo o meu relacionamento com Deus. É a partir da experiência de Deus é que nossos olhos se abrem para o próprio Deus e seu plano de salvação para o homem que Ele tanto ama. Em seguida a pessoa em si mesma, o outro e o cosmo.

O Evangelho de hoje focaliza o outro em nossa sociedade. O outro excluído,o outro que passa sede e fome, que não tem o que vestir, abandonado na prisão, na solidão de um hospital, o outroque bate à nossa porta a procura de um abrigo. São homens e mulheres que estão em situaçção infra-humanas e que precisam ser conduzidas a partilha do bem comum.

Para que esta mudança ocorra é preciso levar os homens que têm em mãos a gerência do bem comum ao conhecimento experiencial de Cristo. Vimos por longo tempo que a conscientização dos direitos humanos não muda a mente de ninguém. Em quanto não acontecer a profecioa de Ezequiel onde um coração de pedra será transformado em um coração de carne pela presença do Espírito, nossa sociedade continuará cometendo injustiças. Cabe aos católicos convictos de sua opção pelo Cristo mudar o rumo destas estruturas dando a cada homem dignidade e sabedoria.

 Pe. Herculano, scj

Nenhum comentário:

Postar um comentário